Há 39 anos, Todo Dia é Dia de Rock.

Foto: Indalécio Wanderley/O Cruzeiro/EM

O rock`n roll estilo musical mais popular do planeta surgiu pra mim com o boom do rock nacional entre 1983 e 84, em casa já ouvia muita música, MPB e jovem guarda. Mas foi em meados de 84 que através de uns amigos que ouvi algumas  fitas k7 com músicas do Ac/dc, Ozzy Osbourne e Black Sabbath, a partir daí minha vida mudou e pra melhor, aos poucos fui descobrindo outras bandas e outros estilos do rock, como o blues, punk e o progressivo.
O rock com a sua rebeldia, energia e irreverência era tudo que eu precisava pra me socializar e externar toda as minhas angústias e dúvidas próprias da adolescência e como de certo modo quem gostava de rock era deixado meio de lado, isso fez com que eu começasse a ver as coisas de uma forma mais analítica e crítica, principalmente em relação a música e ao que de certo modo era imposto pela sociedade.
Em Setembro de 84 aconteceu a primeira edição do Setembro Rock um festival que foi importantíssimo para disseminar definitivamente o rock em Teresina e eu estava lá com a minha turma, o festival cresceu e na época era um dos maiores do país trazendo bandas do Nordeste, do Rio de Janeiro e de São Paulo, que alguns anos depois se tornaram importantes no país como Viper e Dorsal Atlântica, esses eventos eram empolgantes pra nós que não tínhamos como ver shows das bandas gringas das quais éramos fãs, os discos e novidades sobre as bandas chegavam com pelo menos uns seis meses de atraso, hoje em dia com a internet, streamings e o youtube é bem diferente.
Um dos maiores festivais de rock do país o Rock in Rio foi um acontecimento incrível por que eu já conhecia várias bandas que se apresentaram no festival e ver os shows daquelas lendas só fez crescer ainda mais a minha paixão pelo rock principalmente pelo heavy metal.
O rock abriu minha mente para outros estilos como o jazz e música clássica que também influenciam o metal e o progressivo desde sempre.
Pra mim o final da década de 60 e os anos setenta são as épocas mais importantes e criativas do rock, foi naqueles anos que surgiram as lendas como Jimy Hendrix, The Beatles, Black Sabbath, Led Zeppelin entre outros, artistas que além de moldar revolucionaram o rock.
Nas décadas seguintes o rock foi ficando cada vez mais popular, as gravadoras faturavam e investiam alto e com a invenção dos vídeos clips  a divulgação ficou mais fácil e abrangente.

Duas afirmações que me incomodam e não é de hoje é que o rock morreu e que no Brasil não tem mais boas bandas, as duas afirmações são furadas, o estilo continua gerando grandes bandas não só no Brasil como no mundo. Acontece que a grande mídia prefere dar mais visibilidade a outros estilos, mas o rock nunca dependeu do mainstream, é um estilo essencialmente underground e na minha visão dificilmente chegará um dia em que ou não surgiram novas bandas ou que alguns garotos ou garotas não vão querer empunhar uma guitarra pra fazer e ouvir muito barulho.
Eu sou muito grato a esse estilo fantástico que moldou minha personalidade, me fez passar por experiências incríveis, me trouxe grandes amigos e até a mulher da minha vida.
O mundo precisa do rock. LONG LIVE THE LOUD.
E claro essa coluna sempre acaba em música e vou homenagear a rainha do rock brasileiro Rita Lee uma das artistas que melhor personificou o espírito rock´n roll.  https://www.youtube.com/watch?v=qT1myIcEzq8

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top