Mata Miolo, por Redemoinho de Dança

Diante de suas próprias experiências com a dança e em especial com as danças populares, Mata Miolo surge da necessidade de pensar novas perspectivas acerca dos imaginários do bumba meu boi. Cruzando um paralelo entre realidades e imaginários ancestrais ficcionais, Mata Miolo confronta a ideia de matança ainda tão vigentes nos tempos atuais. Na história do bumba meu boi Catirina deseja a língua do boi, o vaqueiro mata o boi para satisfazer o desejo de catirina, mas o boi segue vivo por meio da dança e quem faz esse boi dança é a figura do miolo, que fica em baixo de sua saia. No século XXI existe uma constante tentativa matança das nossas subjetividades e é partindo dessa ideia que compreende-se que o MIOLO do boi é a sua subjetividade, é o que o mantém vivo como tradição e cultura e, portanto, disparador para pensarmos: diante de tantas matanças seria possível matar as subjetividades de nossas raízes culturais?

MATA MIOLO trata-se do segundo desdobramento da pesquisa APARIÇÕES DE DANÇA que vem sendo desenvolvida pelo bailarino e coreógrafo Datan Izaká desde 2020 a partir da Plataforma de pesquisa, difusão, formação e criação autônoma – Redemoinho de Dança. Em 2021 a pesquisa passeia pelo universo do reisado piauiense e homenageia a figura dos CARETAS, denominando essa etapa da pesquisa de CARETADA.

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