Poliana Sepúlveda é reeleita Presidente do Conecta para o próximo mandato
Poliana Sepúlveda, Conselheira Estadual de Cultura, Presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Cultura – ConECta e Coordenadora Geral da Rede Articuladora do Comitê de Cultura do Piauí foi reeleita presidente do Conecta para o próximo mandato de um ano. O Conecta, fundado em 1998, é uma instância de articulação, deliberação e representatividade dos Conselhos Estaduais de Cultura do Brasil. Com sede em Teresina, no Piauí, o Conecta atua como um colegiado fiscal
A importância da representatividade cultural
Em um momento histórico em que a cultura no Brasil ganha novas dimensões, com o apoio de políticas públicas como as Leis de Incentivo à Cultura, o Piauí tem se destacado como protagonista na construção e preservação da arte e da cultura no país. Sob a liderança de Poliana Sepúlveda, o Conecta tem se consolidado como uma plataforma de articulação para as demandas culturais de todo o Brasil.
Poliana Sepúlveda foi reeleita presidente do Conecta, com Flávia Burlamaqui Machado assumindo a vice-presidência. Vale ressaltar que, durante o período de enfraquecimento do Ministério da Cultura, após a saída da presidente Dilma Rousseff, houve uma interrupção significativa de diversas políticas públicas culturais no Brasil. Contudo, esse cenário também impulsionou o fortalecimento da representatividade dos estados.
Poliana compartilha que, na época, ainda foi conselheira suplente quando o Piauí deu seu voto à então candidata à presidência da Conecta, Helaine Dutra, do Maranhão. No final de 2022, Poliana participou do encontro nacional realizado no Maranhão, representando o Conselho Estadual de Cultura do Piauí, a pedido do presidente Nelson Nery Costa. “Lá, realizamos reuniões e diálogos importantes. O Conecta entendeu que o lugar dele seria um lugar de sociedade civil, de conselho. Brasileiros de sociedade civil, de rep

resentação de conselhos através da sociedade civil. Então, elegemos uma pessoa que nem presente estava, que eu não elegi, mas eles me convidaram para compor a chapa naquele momento. O Conselho Estadual de Cultura permitiu isso e eu comecei no início de 2023, como coordenadora do Nordeste”, fala.
A atual presidente do Conecta, Poliana Sepúlveda, explica que, em 2023, a conselheira Ariane foi reeleita presidente do colegiado. A partir desse momento, o Conecta ganhou uma nova dinâmica, com a retomada das atividades do Ministério da Cultura (MINC), o que impulsionou o fortalecimento da instituição. Desde então, o colegiado tem se dedicado a ampliar sua representação em todos os estados do Brasil.
O ConECta ao longo de seus 27 anos de existência vem sendo um vetor de articulação e mobilização da sociedade civil, colaborando com a criação, manutenção e a reestruturação de nossas políticas culturais. Atualmente, é composto por 26 pessoas representantes de 23 estados e Distrito Federal. Em face do fortalecimento da relação bipartite entre Sociedade Civil e Poder Público, bem como o desenvolvimento da Arte e Cultura de nosso país, o ConECta, assim como outras instâncias de representatividade, como o Conselho Nacional de Políticas Culturais – CNPC, uma vez que sua constituição é através dos Conselhos Estaduais, que capilarizam em seus territórios as construções políticas econômicas, sociais e culturais realizadas em ações regionais, nacionais e internacionais.
O Piauí está em lugar de destaque, no centro das discussões nacionais, participando de deliberações e de regulamentações. As pautas do Piauí ocupam lugar no âmbito nacional. É visível a interação fluida com o Ministério da Cultura. Há muito o que fazer e cobrar para que as políticas públicas sejam garantidas. Poliana adianta que a pauta do Conecta está antenada com as expectativas do público que faz cultura. Um dos primeiros debates pós eleição será no Encontro Nacional do Conecta, de 1º e 3 de maio, em Teresina, quando também será dada posse à nova diretoria.