PNCC-PI realiza ação no Quilombo Lagoas através do Grupo Culturart

O PNCC/PI – Programa Nacional dos Comitês de Cultura do Piauí, através do Grupo Culturart realizará um evento especial repleto de troca de experiências, cultura viva e celebração das tradições populares da comunidade. Será um momento de muita música, saberes compartilhados, arte e resistência! O Quilombo Lagoas, localizado nos municípios de São Raimundo Nonato, Fartura do Piauí, Várzea Branca, São Lourenço do Piauí, Dirceu Arcoverde e Bonfim do Piauí, é o terceiro território com maior população quilombola do Brasil, conforme o Censo Demográfico 2022 do IBGE. PROGRAMAÇÃO: 1️⃣ Manhã (Lagoa do Riacho): – Encontro com membros da associação de pequenos produtores rurais e mulheres da comunidade que produzem bordados, bolos e salgados. – Tema: Fortalecimento da economia local. 2️⃣ Tarde (Lagoa da Firmeza): Conversa com Mestre Isaías: Patrimônio Vivo do Estado do Piauí, enfatizando oralidade, ancestralidade e sua trajetória de resistência. Oficina de Cultura Popular: Facilitada por Mestre Agnaldo Ribeiro, do Grupo Culturart. 3️⃣ Noite (Lagoa da Firmeza): Festival de Cultura Popular: – Apresentações de Reisado, São Gonçalo, danças Afro, e grupos culturais do território Quilombola, além do Grupo Culturart. – O festival integra a programação do festejo da comunidade, em homenagem a São José. REALIZAÇÃO – Associação Amigos da Arte e da Cultura do Piauí (ASSAAC) – Grupo Culturart – Ministério da Cultura (MINC)

Leia mais

Projeto “Cine na Perifa” leva cinema a comunidades periféricas

A iniciativa prevê a realização de sessões até o final do primeiro semestre de 2025. Com apenas duas salas de cinema, ambas localizadas em shoppings e restritas ao circuito comercial, Teresina enfrenta uma grande barreira no acesso à sétima arte. Milhares de pessoas nas periferias crescem sem nunca terem vivenciado a magia de uma sessão de cinema. Diante dessa invisibilidade cultural, a jornalista Vitória Pilar idealizou o “Cine na Perifa”, um projeto itinerante que busca democratizar o cinema e levá-lo até quem, por questões geográficas e econômicas, está distante dessa experiência. A iniciativa prevê a realização de sessões até o final do primeiro semestre de 2025, abrangendo tanto áreas urbanas quanto rurais da cidade. O projeto será desenvolvido em três etapas: primeiro, jovens da rede estadual de ensino serão selecionados e capacitados como agentes mobilizadores culturais em suas comunidades. Na segunda fase, esses jovens participarão de uma formação que abordará produção cinematográfica, história do cinema nacional e estratégias de engajamento comunitário. Por fim, as sessões de cinema acontecerão simultaneamente em diferentes zonas da cidade, ampliando o alcance da iniciativa.  “Muita gente em Teresina nunca entrou em uma sala de cinema. Isso acontece por diversos fatores: dificuldades de locomoção, falta de acesso e, principalmente, por não saber que esse espaço existe. São crianças, jovens, adultos e idosos que nunca vivenciaram a magia do cinema. Incluir a juventude na mobilização do projeto é essencial para promover inclusão social e reforçar o papel transformador da cultura”, destaca Vitória Pilar, que já possui experiência na mobilização cultural por meio de projetos ligados ao Ministério da Cultura.  Para tornar essa iniciativa possível, o “Cine na Perifa” conta com o financiamento da Política Nacional Aldir Blanc no Piauí, uma ação do Governo Federal por meio do Ministério da Cultura (Minc), através do Governo do Estado do Piauí e da Secretaria de Cultura do Estado (Secult).

Leia mais

O findie chega à sua segunda edição em 2025

O findie chega à sua segunda edição em 2025 para reafirmar a força de sua proposta. Idealizado por dois artistas independentes, Ithz, da Cidade Devastada e Érico Ferry, da Artificial Complex, o festival busca ocupar os bares com noites dedicadas à música utoral piauiense, fazendo dele, hoje, uma das principais alternativas para a cena autoral em Teresina. Este ano, o findie acontece no dia 22 de março, novamente no Roots Pub, a partir das 17h. Dessa vez, o line up conta com quatro artistas autorais: Acácias, Növa, Artificial Complex e Lari Fontenele, que, inclusive, estará lançando seu primeiro disco, repetindo o que também aconteceu na primeira edição quando Juscelino abriu a noite com seu primeiro trabalho solo. Ah, e no intervalo entre as bandas, estará rolando uma playlist toda dedicada ao indie local e nacional. Outro ponto importante é que teremos, novamente, um espaço dedicado à economia criativa com feirinha e uma banquinha com merchs das bandas. Você pode acompanhar todas as novidades e conteúdos pelo instagram oficial do evento: @findiesemana, e a gente espera você a nossa edição de pós-carnaval, provando que sim, todo carnaval tem seu findie.

Leia mais

Artes de Marco 2025 celebra a diversidade artistica no Teresina Shopping

O Artes de Março, um dos eventos culturais mais tradicionais do Piauí, retorna em 2025 para sua 27ª edição no Teresina Shopping. Este ano, a programação rompe com a limitação de um único tema e celebra a arte em toda a sua diversidade, reunindo expressões culturais que vão da música à dança, do teatro à literatura, em tudo se vê arte. Com o compromisso de explorar a pluralidade artística, o evento reforça a ideia de que a arte não conhece fronteiras nem limites. As apresentações acontecerão na Praça de Eventos 2 do shopping, proporcionando ao público mais uma experiência imersiva e gratuita. “Esse ano, o Artes de Março vem com a temática ‘Eu vejo Arte’ e todas as formas que a arte pode ser analisada e traduzida. Temos uma programação musical, lançamento de livros, exposição de telas e fotografias e o mais bacana é trazer para as várias gerações que visitam o shopping, esse encontro com a arte”, explicou o gerente de marketing do Teresina Shopping, Alberto Moura. A programação tem início na sexta-feira, 7 de março, às 19h30, com a apresentação do grupo Ensaio Vocal. Nos dias seguintes, o público poderá conferir uma série de atrações especiais: Sábado (08/03), 19h30 – Orquestra Tamoio Domingo (09/03), 17h – Larmonia Segunda-feira (10/03), 19h30 – Soraya canta Marisa Monte Terça-feira (11/03), 19h30 – Balé da Cidade de Teresina Quarta-feira (12/03), 19h30 – Validuaté Quinta-feira (13/03), 19h30 – Grupo Cadência Sexta-feira (14/03), 19h30 – Orquestra Emoções Domingo (16/03), 17h – Peça Fábulas Segunda-feira (17/03), 19h30 – Banda Top Gun (encerramento) Além das apresentações musicais e performances artísticas, a programação do Artes de Março também traz uma rica seleção de exposições de arte, literatura e charges. O evento contará com mostras de renomados artistas plásticos, incluindo Ana Cândida, Érico Ferry, Eulália Pessoa, Germana Queiroz, J M Abreu, Jabuh, João Elyo, José Quaresma, Josefina Gonçalves, Lídia Bulgari e Pedro Gui, garantindo um espaço dedicado às artes visuais em suas diversas expressões. Na literatura, os amantes dos livros poderão participar de uma oficina literária com Clara Mello, além de prestigiar o lançamento de obras marcantes, como “Bye Bye, Bibi” de Yasmim Prado, “Leno” de Celia Revilândia e “Exames Aleatórios de Imagens” de Laís Romero. E para quem aprecia a arte da charge, o evento contará com obras de Izanio Façanha, trazendo sua visão crítica e bem-humorada da realidade por meio de ilustrações expressivas. O Artes de Março se consolidou como um espaço de valorização da cultura local e nacional, atraindo artistas renomados ao longo dos anos. Para 2025, o evento reforça a promoção do encontro entre diferentes formas de arte, convidando o público a celebrar a criatividade em suas mais diversas manifestações, onde cada forma de arte tem seu espaço para brilhar.

Leia mais
Back To Top