Apresentação do Comitê de Cultura do Piauí

Na quinta, 20 de junho, aconteceu a apresentação do Comitê de Cultura do Piauí, no Clube dos Diários. Na oportunidade foi apresentada a equipe que representa o comitê local e as diretrizes do Programa Nacional dos Comitês de Cultura no Piauí. A programação que teve por objetivo ressaltar a grandiosidade da cultura e arte piauiense, contará com uma Feirinha criativa, que possibilitou artesãos locais a exibição e comercialização seus produtos, e uma grade de apresentação de grupos, coletivos e artistas solo. Dentre as atrações que se apresentaram teve BaiBai com a performance “Diálogos Afromusicais” numa referência ancestral. Abraçando todos os públicos. A classe artística LGBTQIAPN+ representada pelo Ballroom Piaui, com organização da Casa di Monique. O Break, que agora é esporte olímpico, foi representado pelo Break Dance Piauí, seguidos pelo Slam. A cena Rap neste evento, traz Preto Kedé, que acaba de lançar seu EP, ‘Voltei’. Em sua apresentação, somou com outros artistas. E As Fulô do Sertão, com repertório de música regional, reforçando a importância da mulher piauiense na música. Na dança, o Balé Folclórico do Piauí levou sua personalidade artística, representada pelos bailarinos, sob a orientação da diretora, Dra. Luzia Amélia. E uma Roda de Conversa sobre Culturas Periféricas e Políticas Públicas, e em seguida conhecemos o Programa Nacional dos Comitês de Cultura do Piauí, que contou inclusive com a presença de representantes do Ministério da Cultura – MINC. REALIZAÇÃO: – Associação Amigos da Arte e  da Cultura do Piauí/ASSAAC – Grupo Culturart – ⁠Ministério da Cultura/MINC APOIO: – Secretaria de Cultura do Piaui/SECULT – Associação Piauiense de Municípios/APPM – ⁠Conselho Estadual de Cultura/CEC – ⁠Fórum de Gestores Municipais de Cultura do Piauí

Leia mais

A 3ª Feira Literária de Barra Grande acontecerá em Cajueiro da Praia- Piauí, nos dias 27, 28 e 29 de junho

A abertura oficial será às 8h do dia 27 de junho, contará com a presença dos homenageados: a escritora e editora Marleide Lins; a família do escritor e professor Elio Ferreira, homenageado in memoriam; autoridades municipais e estaduais, academia de letras; artistas, instituições de ensino e a comunidade em geral. A FLIBG é um evento literário anual que acontece na praia de Barra Grande, povoado localizado no município de Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí. O projeto visa promover a literatura e a cultura, estimular o gosto pela leitura e fortalecer a identidade cultural das comunidades envolvidas. O evento consiste em uma série de atividades literárias, como palestras, oficinas, exposições de livros, apresentações de autores locais e regionais, notadamente, dos estados que compõem a Rota das Emoções, além de outras atividades artísticas também relacionadas à literatura. A ideia do projeto surgiu da necessidade de aproximar a literatura das comunidades locais, proporcionando um espaço de aprendizado e entretenimento cultural. A FLIBG entregará Cheque-livros para crianças e jovens que estudam em escolas públicas, assim como para a comunidade de pescador que tem pouco acesso aos livros e outros bens culturais. O contexto da FEIRA envolve a promoção da leitura e a valorização da cultura regional. O Projeto já teve duas edições: a primeira, no ano de 2022, aconteceu no Espaço Cultural Quintal das Artes Mirian Jales, reuniu 25 escritores e teve como escritor homenageado o jornalista Kennard kruel. A segunda contou com 50 escritores inscritos e aconteceu na Praça da Matriz de Barra Grande, homenageando Claudete Dias e Renat Castelo Branco (In Memoriam).

Leia mais

Repthoids, Invasão Alienígena no Rock!

A banda Repthoids (@repthoids.banda), é baseada na obra do incrível artista visual Braga Tepi (@bragatepi.atelier), os personagens foram desenhados pra compor uma invasão alien cyberpunk, a banda é formada por Draconian guitarra e voz, Siriano baixo e Arcturiano na bateria, o som da banda é um híbrido de post punk, hardcore, sempre com guitarras distorcidas. A Invasão alienígena começou pelas plataformas de streamings no dia 20 de Maio quando foi lançado o single “Reptilianos”. As letras como não poderiam deixar de ser falam sobre aliens, invasões e contatos com extraterrestres. A tão esperada estreia (ou invasão) da banda acontece no dia 12 de Julho no Cherokee Grill, na Rua Areolino de Abreu, 1461 as vinte horas, com a participação das bandas Megahertz que dispensa apresentação e a banda tributo ao Sepultura, Infected Voice, o show também é em comemoração ao dia do rock celebrado no dia seguinte, treze. Mais informações no instagram da Banda @repthoids.banda. E vou deixar aqui o link do single “Reptilianos” que está nas plataformas de streamings.

Leia mais

Növa, Lança “High” em Comemoração aos 20 Anos da Banda!

Mais um lançamento de peso, comemorando os 20 anos de existência, a banda teresinense de indie rock Növa lança seu sexto trabalho intitulado de “High”, além do novo trampo, a discografia da banda é constituída por uma demo, dois EPS e dois álbuns, um de estúdio e um ao vivo, além de vários singles. A banda já passou por algumas mudanças de formação e atualmente é formada por Fernando Castelo Branco baixo, Rubens Lemeh guitarra, voz e programações e Raylanne Leal guitarra e violões, o grupo já levou suas guitarras e baixos distorcidos a outros estados como Ceará e Maranhão. O título do álbum remete a tudo que passamos nos últimos anos como a pandemia, a ascensão da famigerada extrema direita e como foi lidar com os monstros interiores em tempos tão sombrios. O trabalho acabou sendo lançado agora por conta da pandemia e entra na celebração dos vinte anos da banda e o processo de elaboração serviu como válvula de escape de tudo que o mundo e os integrantes estavam passando. No começo as compoições eram mais influenciadas por bandas como Sonic Youth e Dinosaur Jr, uma pegada mais garageira e com o tempo foram ficando mais melódicas e atualmente as músicas estão mais viajantes e com mais efeitos, essas mudanças podem ser consequência das mudanças de formação já que cada integrante acaba trazendo suas influências pessoais. As letras mesmo sendo compostas antes da pandemia, fazem referência a todo o peso do que foi passar por essa terrível covid 19, que não é só uma “gripezinha”, algumas faixas falam de solidão, abstinência, mas ao mesmo tempo outra que versa sobre não ter medo do desconhecido e se jogar. O álbum também conta com faixas curtas tipo vinheta e instrumentais, algo que a banda ainda não tinha feito e o resultado foi satisfatório e ajuda a eentender melhor os estilos e a relação com o intrumentos. A própria banda produziu o disco, que foi mixado e masterizado pelo guitarrista Rubens Lermeh, a arte da capa foi feita pela guitarrista Raylanne Leal, foi gravado no estùdio Dombily Records entre Janeiro de 2021 e Dezembro de 2023, está sendo distribuido pela Tratore e lançado pela Hominis Canidae REC. Mais um excelente lançamento made in Piauí, que você pode conferir nas plataformas digitais.

Leia mais
Back To Top