Aniversário Theatro 4 de Setembro – 129 Anos

O evento vai aocntecer de 30 de agosto a 04 de setembro de 2023

O Theatro 4 de Setembro faz 129 anos em 2023 e vamos comemorar com arte e cultura, fazendo com que o espaço seja ocupado com diversas manifestações artísticas, confirmando a vocação do local como o mais importante centro cultural do Estado.

Nesta agenda, a Homenagem a uma de nossas funcionárias tradicionais, do quadro, com mais de quarenta anos de serviços prestados ao Theatro, a senhora Maria Reis, dona “Reizinha”.

Nos festejos de 129 Anos do Theatro 4 de Setembro, a Semana aglutina Oficinas, Intercâmbios e Dialogismos com outros eventos que se somam ao conjunto de atrações à comunidade.

A troca de experiências que envolvem Arte e Artistas do diverso de Linguagens [Teatro, Dança, Circo, Música, Shows] e integram ações de Oficinas Cênicas e reciclagem profissional: 1. Palhaçaria a afins e comunidade artística; 2. Reciclagem Técnico Profissional de Iluminação, direcionada aos profissionais do Theatro.

Ainda incorpora, a Semana de Aniversário, dialogismos com outros eventos que se somam ao mais de atrativos à recepção do público e diversidade de plateias e assistências conjugadas, como o Festival Teremusic 2022/2023, projeto de Caça Talentos musicais da cidade, a Feira do Livro da Diversidade e IV Encontro de Bois em Teresina.

Espetáculos nacional e da cidade dividem os mesmos espaços de atuação e convergem ao melhor exercício sócio cultural de ampliar sociabilidades e dar vazão às manifestações artísticas aliadas às comemorações de Aniversário do Theatro 4 de Setembro 129 Anos.

* CATEGORIA BANDA

Curumim

Criada em 2014, a Banda Curumim é um grupo de Teresina, idealizado com o objetivo de contribuir para a criação e divulgação da música infanto e juvenil, além de dar ênfase na composição de seu próprio repertório. Com uma bagagem e experiência de 9 anos de estrada, o repertório da Banda, além de músicas infantis e juvenis que marcaram os anos 1980 e 1990, traz também MPBs e músicas autorais. Hoje, na sua terceira geração de vocalistas, a Curumin traz 3 cantoras, entre 13 e 15 anos: Regina Lopes, Sara Antonybele (participante do The Voice Kids 22), Yasmim Ohana e uma base instrumental de bateria, guitarra, violão, baixo, teclado e, eventualmente, sanfona.

  1. Histórias Cantadas

Histórias Cantadas é uma Banda que surgiu no ano de 2018 para tocar no casamento de um amigo. A principal especialidade é Jazz, Groove, Bossa Nova, música sacro, pop, música popular brasileira e muito mais.

  1. Mayra Souza

A música está presente em sua vida desde o ventre da mãe, que foi cantora por anos e hoje é a maior incentivadora. Começou cantando na igreja, desde os 10 anos de idade, e segue lutando e entregando o seu melhor por onde passa. Seu maior incentivo, a frase que sua mãe sempre diz: Seja sua maior concorrência, vença seus medos. Parafraseando Charlie Brown Jr: O impossível é só questão de opinião.

Componentes – Diogo Rodrigues (Produtor musical) – Guilherme Rangel (Baterista) – Leo da Cruz (Baixista) – Mayra Souza (Vocalista)

*CATEGORIA SOLO

  1. Danilo Torquett

Danilo Pereira tem 19 anos, nascido na cidade de Teresina, no Piauí, e canta desde os 11 anos, participa de corais de igrejas e, sua primeira apresentação foi no Festival Teremusic.

  1. Ellen Maria

Ellen Maria tem 16 anos. Descobriu seu talento, já aos 7 anos, quando cantava para o seu avô paterno, hoje falecido. Começou a se apresentar em coral, aos 9 anos. Em 2021 foi finalista do Teremusic. Através do Teremusic ganhou experiência no palco e deslanchou um projeto solo no início de 2022.

  1. Felipe Alcântara

Felipe Alcântara canta música popular brasileira e é natural de Teresina, Piauí. A música entrou em sua vida, ainda quando pequeno, gravando vídeos para internet. Suas principais referências artísticas são Caetano Veloso e Geraldo Azevedo. Felipe pretende em breve lançar seu trabalho autoral na capital piauiense. Atualmente, suas redes sociais chegam a mais de 40 mil acessos todo mês.

  1. Isa luz

Isabelly Beatriz, conhecida como Isa Luz tem 15 anos. Participou do THE VOICE KIDS 2021. Considera que a música é tudo em sua vida, realiza seus sonhos quando mostra seu dom para as pessoas, mostra amor e cura, através da música, e acha isso gratificante, se inspira a viver e nunca desistir dos seus sonhos.

  1. Luana Souza

Luana Sousa tem 12 anos de idade e começou a cantar desde os 5, cantava na igreja desde 2021 e entrou para um projeto chamado Lar da Juventude, foi lá que descobriu o canto lírico e se apaixonou por esse estilo de música.

  1. Maria da Cruz

Maria da Cruz tem 15 anos, nascida em Teresina-Pi, sua história na música começou cedo, bastante presente na sua infância, cresceu na igreja e aprendeu cantar e amar. Participa de apresentações e procura sempre ser caprichosa na música. Toca violão e teclado e ama se manifestar através da música, pois acredita que isso pode até curar.

  1. Rayza & Cris

Rayza & Cris são irmãs e cantoras. Desde a Infância a música esteve presente em suas vidas e há muito tempo se encontram no meio musical.

  1. Regina Lopes

Regina canta desde os 4 anos, cantou ópera aos seis anos, em sua colação de grau, e logo pediu para ser cantora nas missas. Foi daí, em diante, que começou a cantar na liturgia da igreja. Também se apresenta, com voz violão, em eventos com seu pai e faz parte da Banda Curumim.

Praça Pedro II

20h30 – Teremusic * Finalistas

 Segundo Dia/31 de agosto[quinta feira]

*Theatro 4 de Setembro

17h – Coletiva de imprensa

18 – Abertura oficial FLID Feira do Livro da Diversidade – Entrega de certificados às pessoas homenageadas: Jean Wyllys, Isis Baião e Solimar Oliveira (Theatro 4 de Setembro)

19h – Mesa “O que não se pode dizer: não há democracia sem diversidade: Jean Wyllys, Márcia Tiburi, com mediação do prof. Dr. Solimar Oliveira.

*Café Literário “Genu Moraes” | Galeria dos Diretores

20h30 – Lançamento com autógrafos do livro O que não se pode dizer: experiência de exílio. Com voz e violão – Duda Di e Wellington Torres.

*Praça Pedro II

21:30 – Espetáculo Musical  “Dianas” – Só Homens Cia de Dança

Terceiro Dia/01 de setembro[sexta feira]

*Salão Nobre “Chico Pereira”

16:30 – Roda de conversa “Lesbianidade e negritude”, Mediação Halda Regina.

*Praça Pedro II

18h às 20h – Literomusical:  Slam com Nicinha Griot (São Luís) e Amanda Moura (Teresina). Lançamento da plaquete “Letras Pretas” e “A casa de Janelas pequenas” de Jeanete Fortes.

*Theatro 4 de Setembro

20h – Dança Contemporânea – “OCO”, Balé da cidade de Teresina – BCT 30 anos

*Praça Pedro II

21h – Djs SENTADO e BABYBOOMER

 

Quarto Dia/02 de setembro[sábado]

*Salão Nobre “Chico Pereira”

16h – Roda de conversa /Conferência “Diversidade: produção e difusão de texto”, Solimar Oliveira.

Mediação: Junior Marks

*Praça Pedro II

17h30 – Literomusical com Cláudia Simone (voz e violão).

Lançamento de livros coletivos: Solimar Oliveira, Isis Baião e Marleide Lins (Avant Garde e Matizes).

Mediação: Junior Marks

*Theatro 4 de Setembro

19h – Curta “Gorete Canivete”, de Rivanildo Feitosa, com explanação e debate pós exibição. (Theatro 4 de Setembro)

*Praça Pedro II)

19h30 – Dj Hiperbolar

20h – Festival de Performance LGBTQIA+ “DeixeElas”, com a apresentação de Samuel Alvis

*Praça Pedro II

21h30

Dj Hiperbolar (Praça Pedro II)

Quinto Dia/03 de setembro[domingo]

*Praça Pedro II

17h- Escola de Circo Vivendo e Aprendendo [Parque Piauí]

*Theatro 4 de Setembro

18 horas –Mágico Zaron

 Sexto Dia/04 de setembro[segunda feira]

Theatro 4 de Setembro

19 horas [Proscênio] –*Entrega Troféus “Theatro 4 de Setembro 129 Anos – Ano Dona Reizinha”

20 horas – *Espetáculo Teatro “Clodovil”

Na peça, Clodovil (Eduardo Martini) realiza um inventário de sua vida e de suas criações ao longo de mais de 40 anos de carreira, mesclando criações pioneiras na moda, o sucesso na televisão e o êxito em seu primeiro mandato como deputado federal, enquanto se depara com lembranças de sua vida e fatos poucos conhecidos do público. Escrito pelo jornalista e dramaturgo Bruno Cavalcanti e direção de Viviane Alfano.

Galeria de Arte “Nonato Oliveira”[Club dos Diários]

21 horas – *Show  “Frank  Fever And Elvis Rock BandVieira Neto[Kiko Vieira]

Sétimo Dia/06 de setembro[quarta feira]

Praça Pedro II – *IV Encontro de Bois em Teresina

Realização @assaacpiaui

 Oficinas:

  1. Palhaçaria para Iniciantes

Ministrante – Poliana Helena – Palhaça Jujuba

(Sampa / São Paulo)

período 30 agosto a 04 setembro

horário /das 09h às 12 horas

local Sala de Oficinas “Procópio Ferreira”

*Oficina introdutória de Palhaçaria. Apresenta ferramentas de autocuidado, rotinas e criação circense à elaboração concreta de números, entradas, saídas e dinâmicas de cena dentro da comicidade da Palhaçaria. Plano de aula aberto à desenvoltura dos corpos presentes e, ao final do processo, aptos para apresentarem resultados com segurança e conforto.

  1. Oficina de Iluminação

Ministrante – Pellezinho

(Sampa / São Paulo)

período 05 a 07 de setembro

horário /das 14h às 17h

local palco do Theatro 4 de Setembro

*Oficina de atualização de dados na práxis profissional direcionada a técnicos, iniciados e afins da arte e arquitetura de Luz dramática, que inspire à renovação criativa, modernização e aperfeiçoamento dos processos de mapas e desenhos de iluminação, de modo a aprimorar, melhorar e, incrementar a própria prática ao palco e requalificar-se aos novos e emergentes percursos artísticos visuais que compõem os efeitos de iluminação cênica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top