Lendas do rock progressivo, Yes e Jethro Tull lançam discos!

Duas das maiores bandas de rock progressivo que já estão a muito tempo na estrada lançam singles de seus novos álbuns, são elas Yes e Jethro Tull. Vou começar com a Yes, uma banda que dispensa comentários tem vários discos clássicos do gênero, surgiu na Inglaterra em 1968, mesmo com várias mudanças na formação a banda consegue manter suas características nesses 50 anos de carreira. A formação atual conta com Steve Howe, Geoff Downes, Jon Davison, Billy Sherwood e Jay Schellen. No dia 19 de Maio a banda lançou seu mais novo disco, “Mirror to the sky”, mas antes do lançamento deste álbum a banda disponibilizou dois singles, o primeiro lançado no dia 10 de Março foi “Cut From The Stars”, está disponível nas redes sociais. E no início do mês de maio a banda soltou o clip de mais um single “all connected”. Steve Howe o membro mais antigo da banda afirma que a banda manteve a mesma abordagem do disco anterior “The Quest”, mas sem se repetir, por enquanto podemos degustar os singles, enquanto esperamos o disco completo. Uma das minhas bandas preferidas o Jethro Tull, disponibilizou no dia 5 de Abril o clip de seu novo single “Hammer on hammer” o terceiro single do seu mais novo álbum “Rökflöte” que é o vigésimo da carreira da banda e foi lançado no dia 21 de Abril o album é baseado em alguns dos maiores deuses nórdicos do paganismo. Mais especificamente na parte musical a banda continua explorando a junção de rock e flauta que é a principal característica do seu som. Esse é o segundo disco de inéditas em dez anos o anterior foi o excelente “The Zealot gene” de 2022. “Rökflöte” estará disponível em vários formatos de áudio e embalagens deluxe e ainda demos e faixas bônus, enfim mais um grande lançamento dessa maravilhosa banda. Deixo aqui o link da música “Hammer on hammer”.

Leia mais

Lançamento do livro “Buscadora” de Haydée Ferreira

Haydée Ferreira, arquiteta e decoradora, lança no dia 30 de maio, no Sesc Cajuína, Espaço Nerina Castelo Branco, às 19h, o livro “Buscadora” que retrata a saga familiar, a expansão do universo íntimo e a proposta de elevação espiritual da escritora. Muito mais que uma biografia, o livro configura a obra da sua vida. Haydée tem uma relação intensa com a arte. Por meio de boas conexões, as ideias são produzidas no melhor formato e essência. Sendo assim, como resultado, a mensagem acontece com excelência e de forma fidedigna. Desde o princípio de todas as coisas, a arte e a escrita fazem parte da transmissão de conceitos e são a melhor mediação dos processos criativos, estando dentro de um contexto necessário e sentindo um desejo inexprimível de comunicação. A arte, em sua peculiaridade, possui eficácia em falar de inúmeros métodos e expressões, por isso não poderia se ausentar no evento de lançamento da obra literária “BUSCADORA” da autora Haydée Ferreira. A obra traz textos que contam e recontam a trajetória de vida dessa mulher de intensa relação de amor e admiração pelas diversas vertentes que impulsionam sua vida; A religiosidade, o seu papel na sociedade, sua relação com a arte nas demais diversidades, família, sua profissão como arquiteta e produtora da beleza inserida na eterna mania do bem viver. “BUSCADORA”: uma espécie de telescópio que mira estrelas… Nada definiria melhor essa “olheira”, garimpeira de talentos, possuidora de um olhar de lince, aquele que detecta, em grandes distâncias, uma proposta de arte única e com demanda de originalidade. Um olfato dos mais apurados para detectar o cheiro de uma bela obra artística, através das delícias sensoriais provocadas pelos seus efeitos.

Leia mais

Colóquio Internacional de Literatura e gênero:

Colóquio Internacional de Literatura e gênero: Decolonialidade e interseccionalidade – o evento será de 31 de Maio a 02 de junho Serão homenageadas escritoras indígenas latino-americanas. A programação abre oficialmente às 8h da manha com o simpósio presencial e on line, no auditório da Academia de Ciências, localizado à avenida Miguel Rosa com Frei Serafim. A partir das 18h a Mesa de abertura do Colóquio tem como tema A escrita feminina indígena – com a participação das escritoras e ativistas indígenas: Eliana Potiguara, Márcia Kambeba, Ana Kariri, Aliã Wamiri Guajajara, com mediação da Profa. Dra. Algemira de Macedo Mendes – UESPI/UEMA. EM seguida tem programação cultural com Exposição – arte dos povos originários- Curadoria-Aliã Wamiri-Escritora e artista indígena, Batalhas de Slam e Lançamento de livros, na modalidade presencial. No dia 1 de junho, a programação acontecerá no Auditório no Pirajá/UESPI, com transmissão via Doity e youtube UESPI Oficial, a partir das 8h30 . Na oportunidade será aberta a exposição “Ancestralidade feminina dos povos originários”, que tem a curadoria da Profa.Me. Larissa Raquel Gomes Silva-UFPI, Profa. Me. Maria Raquel Alves da Rocha-UFPI e Profa. Me.Francisca Jheine Andrade Cunha- UFPI Em seguida, Mesas Redondas – Transgressão, Memoricídio e (In)Subalternização nas Literaturas Africanas e Afrodiaspóricas produzidas por Mulheres (às 9h) Prof. Dr. Sávio Roberto Fonseca de Freitas- UFPB Profa. Dra. Cintia Acosta Kütter -UFRA/UFPB Profa. Dra. Vanessa Neves Riambau Pinheiro – UFPB Mediadora: Profa. Dra. Geovana Quinalha – UFMS Escrita de mulheres pretas e seus protagonismos (às 10h) Profa. Dra. Cris Sales – UNEB/ Prof. Me. Luciana Diogo – USP / Prof. Dra. Fernanda Silva Sousa – USP / Profa. Dra. Marinei Almeida – UNEMAT Mediadora -Profa. Me. Ella Ferreira Bispo – UFPI Oficina de arte orgânica-com tintas naturais e elementos da natureza-Escritora e Artista indígena Ana Kariri (às 11h) Conversas com as Escritoras – Ana Mafalda Leite-Escritora-Luso Moçambicana-UL Olinda Beja-São Tomé e Principe/ Helena Neves Abrahamsson -Guiné-Bissau Eileen Barbosa- Escritora -Cabo Verde Mediadora: Geni Mendes Brito – UC/PT   No dia 2, um dos destaques é a mesa redonda  Literatura de autoria de mulheres: arte e denúncia, com Profa. Dra. Alexandra Santos Pinheiro – UFGD / Profa. Dra. Brígida M. Pastor – UNED – Ministério de Universidades Swansea University – Gales Profa. Dra. Geovana Quinalha-UFMS Mediadora: Profa. Dra. Algemira de Macêdo Mendes /UESPI    

Leia mais

Banda Vênus lança single!

A banda surgiu em 1982 e lançou o que seria o primeiro album de  heavy metal gravado no Nordeste, esse disco é cultuado nas redes sociais e realmente é um classico do metal brasileiro, apesar da sonoridade do disco deixar a desejar a qualidade das composições se sobresai, o disco já foi até lançado em Portugal. Alguns anos após o lançamento a banda parou as atividades voltando a fazer  shows em 2017 no festival BBrock, apartir daí a banda resolveu voltar a ativa e estão gravando um novo disco e no dia 21 de Maio lançaram um single desse novo trabalho, “Vem pro Rock”. Os fâs aguardam o lançamento do novo trabalho e claro, queremos ver a banda ao vivo. Longa vida a essa grande banda.  

Leia mais

O músico Leoni faz show em Teresina nesta terça, 16

Carlos Leoni Rodrigues Siqueira Júnior, mais conhecido apenas como Leoni, começou a tocar contrabaixo aos 16 anos, quando formou com amigos da escola o seu primeiro grupo de rock, chamado “Chrisma”. O artista se apresenta nas cidades de Oeiras, Teresina, Piripiri e Parnaíba celebrando seus 40 anos de carreira num show em clima de festa. Na capital quem abre o show do artista é a cantora, compositora e musicista Irla Milena.  Leoni vai mostrar os sucessos desses anos de estrada, muitos, por sinal, já que é autor de grandes músicas, como: “Só Pro Meu Prazer”, “Dublê de Corpo”, “Garotos II”, “Como eu quero”, “Exagerado”, “Fixação” e “A Fórmula do Amor”. Em 1981 iniciou como baixista e principal compositor da banda Kid abelha, juntamente com George Israel e Paula Toller, Alessandro Gonçalves e mais tarde Buno Fortunato. Em 1986, Leoni fundou o Heróis da Resistência, onde era o vocalista e baixista, lançando três discos. Com Heróis da Resistência conquistou um disco de ouro e estourou os hits “Só Pro Meu Prazer” e “Double de Corpo”. Em 1993, partiu para a carreira solo lançando a canção “Garotos II” (num estilo pop/rock), que se manteve seis meses nas paradas de sucesso em todo o país, o que já havia acontecido outras dezesseis vezes, como com “Fixação”, “Só pro Meu Prazer”, “Como eu Quero”, “Exagerado”, “Doublé de Corpo” e “A Fórmula do Amor”. Ainda no mesmo ano fez sucesso com a música “Carro e Grana”, que exaltava o ritmo pop reggae do momento. Teve alguns parceiros de renome como Cazuza, Herbet Vianna, Leo Jaime, Paula Toller, Roberto Frejat, entre outros. Em 2002, depois de oito anos sem lançar um álbum completo, montou o selo Batuque Elegante por onde lançou “ Você sabe o que eu quero dizer”. Desse álbum se destacam “Fotografia”, “Temporada das Flores”, “As Cartas que Eu Não Mando” e “Melhor pra Mim”. Começou a fazer shows em Lonas Culturais e em alguns clubes pequenos como o Pop Rock, em Belo Horizonte. Os shows, a princípio pequenos, começaram a ganhar um público cativo. Em 2003, percebendo que nem sempre o público reconhecia suas músicas como sendo de sua autoria, resolveu gravar um CD reunindo seu repertório. Foi um projeto visando informar ao público qual foi sua contribuição para a música brasileira. O disco foi batizado de Áudio – retrato por essa razão Em 2005, devido ao sucesso do álbum anterior, lançou o CD e DVD Ao vivo. Tanto o CD como o DVD alcançaram vendas que lhe conferiram disco de ouro. Contam estes com as mesmas participações do Áudio-retrato, além de Herbert Vianna reinterpretando sua primeira parceria com Leoni, “Por Que Não Eu?”, que foi parar na trilha sonora da novela A Lua me disse. Em 2006, Leoni gravou um disco de inéditas chamado “Outro Futuro. Em 2007, Leoni resolveu usar a internet para se aproximar dos seus fãs. Sua primeira ferramenta foi uma comunidade no site de relacionamentos Orkut, onde passou a fazer parte e interagir com quem ali estava. Logo após veio a vontade de transportar a sistema usado no Orkut para seu site oficial. Lá, além de divulgar seu trabalho, conseguia ter um contato maior com os fãs. Na metade de 2008, Leoni resolveu transformar seu site também em sua gravadora e distribuidora, disponibilizando para quem estivesse cadastrado em seu site uma música por mês, gratuitamente. Cada música vem com o áudio (em qualidade normal e superior), letra, cifra e um pequeno histórico de como foi composta e gravada. Até agosto de 2009 foram lançadas dez músicas, sendo uma delas composta em parceria com um fã, ganhador de um concurso proposto por Leoni. Aliás, é com concursos e promoções que o cantor movimenta o site, hoje com mais de 30 mil cadastrados. Em 2011, fez uma participação especial no CD A Sociedade do Espetáculo, da banda O Teatro Mágico. Depois da turnê “A Noite Perfeita” Leoni lançou sua turnê “Como Mudar o Mundo” em 2013, acompanhado da banda Furacão de Bolso. O show “Notícias de Mim” estreou em 2015 no Circo Voador, Rio de Janeiro, para divulgar seu trabalho homônimo, inteiramente bancado pelos fãs em um projeto de financiamento coletivo, através do Catarse. A próxima turnê foi a ‘Multiverso’. O novo espetáculo misturando música, poesia e projeções. Além dos formatos de shows tradicionais – voz/violão e com banda. Em 2020, com o isolamento por causa da Covid 19, passou a fazer frequentes lives em seu canal no Youtube. No mesmo ano, cria o coletivo sonoro Hipopótamo Alado, com os amigos Fabiano Calixto, Humberto Barros e Lourenço Monteiro. Em 2022, saiu em turnê com a “Tour Sucessos”. No mesmo ano lançou os singles “Defesa da Alegria e “O Exercício da Preguiça”, onde critica o produtivismo capitalista.  

Leia mais
Back To Top