A cantora, musicista e poetisa Jamile Jah tem seu trabalho voltado para o reggae desde 2005. Uma escolha acertada de quem vislumbra uma carreira promissora.
O ano de 2022 foi especialmente diferenciado para a artista que tem inspirações no reggae mundial de diversas épocas e em referências nacionais de uma geração mais recente
No mês de julho de 2022 ela lançou o single Gostosa Sensação com a participação de vários artistas piauienses, num show na Oficina da Palavra.
Em setembro, Jamile Jah esteve na equipe de produção do Circuito Piauiense de Reggae, um desafio maravilhoso. Vale ressaltar que Jamile Jah foi também atração do evento, abrindo o show de uma lenda do reggae mundial, Cedric Myton
O segundo semestre realmente veio marcando a carreira da artista. Ela foi atração do Festival Lusófono, junto com Preto Kedé e Lia de Itamaracá. Participou do Festival Cajuína Pop, representando a música reggae autoral piauiense.
Quando novembro chegou, veio também o projeto Mulheres em Foco, ocorrido no Memorial Esperança Garcia e posteriormente o Quintchura Musica, evento realizado na coroa do Rio Parnaíba, que reuniu música, natureza e diversão com as bandas Radiofônicos, Jamile Jah e Madame Dolores!
O clipe de Gostosa Sensação foi lançado em dezembro, fechando o ano de Jamile Jah com a gostosa sensação de quem vem muito mais em 2023.
Saiba mais sobre Jamile Jah
Jamile traz na carreira participações de duas edições do Festival Chapada do Corisco (Chapadão) com a banda Zona de Atrito com composições suas Frutos de um Dia e Sentindo-se Sozinho. Possui músicas nas rádios aqui no estado do Piauí. As parcerias na cidade de Teresina são: Nildo Viana, Caio Viana, Alexandre Rabelo Junior, Marcos Silva e Dam Bezerra, Ricardo Totte, Vinicius Rufino, Cabelo de Corda (Edu Bizu Lima). Suas composições tem influências do reggae jamaicano como Bob Marley ao regionalismo brasileiro.
Suas inspirações musicais passam pelos mais variados ritmos de reggae e outras sonoridades regionais brasileiras. Suas influências são: Bob Marley, Alton Ellis, Rita Marley, Jonh Holt, Flora Adams, Marcia Atickens, Deziree, Dawn Penn, e entre as inspirações brasileiras o romantismo de Vanessa da Mata, Marisa Monte, Alceu Valença, Naçao Zumbi, Céu, e no Reggae Brasil: Marina Peralta, Tati Portella, Gilberto Gil, Planta e Raiz, Dagô Mirada, Cidade Negra, Adão Negro, Andread de Jó, Natiruts, Maneva, Edson Gomes também com influencias de varias bandas piauienses: Banda Acesso, Danilo Rudah , Geraldo Brito, Espírito Livre, Cabelo de Corda, Jah Une, Fullreggae, Bob Robson, Alma Roots, Reggaplanta, Cochá, Batuque Elétrico, Roraima.