Há 12 anos no ar, o programa Pauta Cultural homenageia pelo décimo primeiro ano consecutivo artistas que movimentam a cena cultural na cidade, através de uma escolha feita por votação nas redes sociais.
O programa semanal é apresentado pela jornalista Alexandra Teodoro, com produção de Jader Damasceno. Vai ao ar pela TV Assembleia do Piauí, todas as sextas, de 11h às 12h30. Já a edição especial, sempre é exibida na semana do Natal e na semana do Reveillon.
Até 2021 o Pauta Cultural Especial entregou troféus que receberam os nomes dos seguintes representantes da cultura piauiense:
2012- HELLY BATISTA – IN MEMORIAN
2013 – ACI CAMPELO
2014- LENA RIOS
2015- GRUPO HARÉM DE TEATRO
2016- ELVIRA RAULINO
2017- MOISES CHAVES
2018 – OCTÁVIO CÉSAR
2019- EDVALDO NASCIMENTO
2020 – GABI
2021 – JUNIOR MARKS
Nesse ano de 2022 foi disponibilizado um formulário para que o público indicasse nomes em 12 categorias. Veja lista dos indicados mais citados, que receberão a Medalha do Mérito Cultural da TV Assembleia. Veja quem vai receber a medalha.
O programa será gravado nesta quarta, 7 e será exibido nos dias 23, 24, 30 e 31 de dezembro. Saiba sobre os artistas que foram escolhidos pelo público
- CATEGORIA: ARTESANATO – Cleide Kosta
Há 13 anos amando confeccionar bonecos de pano que lembre artista e personagem, tendo como público alvo jovens e adultos que apreciam essa arte – essa é Cleide Kosta!!
- CATEGORIA: ARTE DIGITAL – Weedza – Vitória
Como artista, Vitória já assinou como Carla e agora, assina como Weedza. Essa é sua persona criativa e ferramenta de fuga para criação. Desde sempre com a certeza e necessidade de ter arte como meio de expressão e sobrevivência, Weedza tem, nos ultimos anos se dedicado a explorar todas as suas facetas.
Em 2019 como Drag Queen, já em 2020 com a pandemia veioa escrita com mais força, porem como ilustração sempre foi seu forte e desde entao tem focado em arte digital e grafitti.
Expoe permanentemente no Centro Multicultural Stouradas, nos muros de sua cidade natal, Teresina e até em Recife.
- CATEGORIA: ARTES PLÁSTICAS – Vinícius Bandeira
Vinicius Bandeira nasceu em Teresina em 1999. É estudante do curso de Música na Universidade Federal do Piauí. Participou de exposições coletivas na cidade de Teresina nos anos de 2016, 2017 e 2018. No ano de 2018 cessou sua produção artística, retornando apenas no início do ano de 2022. Em 2022 publicou a novela O Cabeça de Cuia, pela Kotter Editorial. Em novembro de 2022, inaugurou sua primeira exposição individual, SEQUENZE, no Museu do Piauí.
- CATEGORIA: ARTE URBANA – DONALD
Grafiteiro Profissional do Estado do Piauí, atuando na área desde 2017, trabalhou praticamente sozinho até 2019. Em 2020 recebeu a proposta pra entrar no Coletivo Ruaz Crew Administrado pelo Grafiteiro Laércio Sinza.
Escolheu como TAG ou Codinome – DONALD. Segundo ele por se assemelhar com características de sua personalidade forte e cômica, como o personagem… famosos.
Faz grafites animados, caricaturas, mas atualmente após a oportunidade de passar uma semana em Recife no Festival de Graffite Pão e Tinta, está se especializando em painéis de realismo colorido.
- CATEGORIA: CINEMA – Robson Levy
Robinson Levy é cineasta, publicitário e diretor de arte, trabalhando profissionalmente no audiovisual desde 2011. Possui várias obras na área com nomes como Vitorino Rodrigues, Aci Campelo, Bale da Cidade de Teresina, Coletivo Ondas, Coletivo Piauhy, Cia Só Homens.
Em 2019 lançou o longa-metragem Aurora como diretor, roteirista e montagem, tendo participado de festivais como Mostra Sesc de Cinema, Festival de Cinema dos Sertões e convidado para entrar em cartaz nos Cinemas Teresina.
- CATEGORIA: DANÇA – Luzia Amélia
Foto: Juliana Mello
Bailarina. Performer. Coreógrafa. Ativista. Arte Educadora.
Primeira Mulher negra a fazer doutorado em dança no Brasil. Doutoranda em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Propõe investigações em dança partindo das relações entre a pesquisa artística e acadêmica no âmbito das questões de raça, gênero e classe, construindo um campo de experiência que convergem em configurações de dança contemporânea implicadas na contemporaneidade.
- CATEGORIA: FOLCLORE – Rafael Nolêto
Rafael Nolêto é jornalista, assessor de comunicação, escritor, artista plástico e mobilizador cultural. Iniciou suas pesquisas sobre o folclore e as tradições regionais a partir do interesse despertado pelo contato com as obras de escritores como Fontes Ibiapina, Câmara Cascudo, Monteiro Lobato e outros. Nas artes plásticas, trabalha especialmente com as técnicas do Wycinanki (pronúnia: vi-ti-nan-ki) e com a pintura, retratando geralmente tradições, folguedos, celebrações e personagens míticos. É fundador da comunidade Vila Pagã.
Rafael possui 10 livros publicados, abordando desde a mítica piauiense até as tradições mágico-religiosas regionais. Na sua obra Mitologia Piaga, catalogou mais de 200 mitos. Além disso tem mais de 100 composições, que exploram influências multiculturais e se consolidam como parte de um genuíno gênero folk piauiense, as letras exaltam o bioma e os personagens da mitologia local.
- CATEGORIA: FOTOGRAFIA – Aleck FoXHEIMMER
Aleck Foxheimmer é um fotógrafo Fine Art Pictorialista que define sua fotografia baseado no princípio da serendipidade da arte na criação das suas obras. Sempre prezando pelo o bom , o belo e verdadeiro.
Fotógrafo há mais de 30 anos. Natural do Rio de Janeiro (capital) estudou desenho publicitário no Liceu de Artes e Ofícios no Rio e cursou Publicidade e Jornalismo na Gama Filho e Faculdades Integradas Hélio Alonso.
Aos 25 anos mudou-se para Teresina onde vive à 27 anos, trabalhou por todo país com a produção de bancos de imagens e fotografando em mais de 2.500 cidades.
Hoje se dedica a Fine Art Photography unindo o Pictorialismo e a Digital Art em seus trabalhos. É artista exclusivo da Terrasiena Galeria e participou das exposições ´´PORANDUBA¨ em 2019 e ´´ARRAIGADOS“ EM 2021.
- CATEGORIA: HUMOR – João Cláudio Moreno
Ele fez seu primeiro show no dia 17 de dezembro de 1989. Completou 33 anos de carreira. Trabalhou na rede globo como redator e ator, atuando no programa “chico total” e na “escolinha do professor raimundo”. João é jornalista formado pela UFPI.
Foi secretário de Cultura da capital e vereador também. Mantém um programa regional, na rede meio norte de televisão. o programa chama-se “João Cláudio Moreno em casa”. além de um canal no youtube com mesmo nome. Gravou um disco com Hermeto Pascoal
Estreou um espetáculo com a ORQUESTRA SINFÔNICA DE TERESINA, chamado “CANTATA GONZAGUIANA”, que em 2012 no centenário de LUIZ GONZAGA se apresentou em quarenta e duas cidades. Imita mais de cem personagens, dentre estes: LUIZ GONZAGA, O REI DO BAIÃO, CAETANO VELOSO, DERCY GONÇALVES, CHICO ANYSIO, ALCEU VALENÇA… e muitos outros
- CATEGORIA: LITERATURA – João Henrique
Produtor Cultural Independente, Escritor e Jornalista (UESPI). Ex-presidente do Conselho de Cultura de Teresina (2020/2021), e ex-conselheiro titular do setorial Literatura (2020/2022). Publicou textos em revistas como Academia Onírica, Mallarmargens, Revista Garupa, jornal O Relevo e outros. É idealizador de projetos como Roda de Poesia Tensão, Tesão & Criação (Praça Pedro II), que reúne artistas e produtores culturais; Série Poética Audiovisual Tensão, Tesão & Criação; Sarau Palavra em Torto Canto e Bloco de Carnaval Tensão, Tesão & Criação, entre outros.
CATEGORIA: MÚSICA – NEY ARAÚJO
O músico e compositor Ney Araújo atua na noite Teresinense desde 2008.
Seu repertório conta com clássicos da música pop, artistas consagrados como: The Beatles, Elton John, The Who, Led Zepellin, Rolling Stones, Legião Urbana, RPM, Barão Vermelho, etc.
Em 2022, lançou seu primeiro single em todas as plataformas digitais, a canção Balada da Solidão!!! Uma música autobiográfica, conta algumas experiência que o artista viveu – o vídeo clipe da canção é um sucesso,
O segundo single vem aíii – Os Dez Mandamentos, que uma letra que fala de amor, no sentido fraternal. Depois de 14 anos o artista caiu de vez no ramo autoral, e tem dado uma cara nova pro Rock autoral do Estado do Piauí, trazendo de volta a energia do Rock N’ Roll dos anos 80, com letras profundas e arranjos arrojados, que trazem a energia que marcaram as músicas nas décadas de 70, 80 e 90.
- CATEGORIA: TEATRO – Júnior Marks
Júnior Marks (Francisco José de Sousa Marques Júnior) iniciou carreira artística em 1998, quando compôs o elenco do espetáculo “Críticas”.
O hoje ator e diretor teatral é timonense radicado e honorário, piauiense honorário e atua na militância da Cultura do estado do Maranhão e do Piauí. Coleciona em sua carreira de mais de 20 anos dedicados aos tablados piauienses e maranhenses grandes personagens que modificaram o cenário cultural da região.
Seu primeiro romance intitulado de “Quando o amor é assim e não assado”. O Romance já foi adaptado para o Teatro. Fundou em Timon-MA o grupo Humanitas de Teatro. Atualmente é Coordenador de Artes do SENAC PI, Membro efetivo da Academia de Letras de Teresina (PI) e Diretor do Teatro Municipal de Timon (MA).
CATEGORIA: TEATRO Vitorino Rodrigues
Ator, diretor teatral, produtor cultural, poeta e dramaturgo.
Participou (participa) de montagens históricas do teatro piauiense, tais como Barrela, de Plínio Marcos, com direção de Adalmir Miranda; Dona Bruxa faz a festa, com texto e direção de Ruidglan Barros; Um brasileiro no céu, com texto de Carlos B. Filho e direção de Roger Ribeiro; e 17 minutos antes de você, 2008, sob direção de Eraldo Maia, dramaturgia de criação coletiva;
Depois do Fim, 2017, com direção de Silmara Silva (ator e dramaturgo); e O que te escrevo é puro corpo inteiro, 2020, com direção de Wellington Júnior e texto de Nathan Sousa (ator e produtor).
Como produtor, além das produções dos seus próprios espetáculos, Vitorino Rodrigues já produziu temporadas de circulação de espetáculos do Rio de Janeiro, Ceará e de São Luís
Acumula diversos prêmios, alguns deles em parceria com Junior Marks