Em 2023 a Orquestra Sinfônica de Teresina completa 30 anos de existência, ela foi criada em 1993 com o intuito de levar a música erudita a todos os cantos do estado e ao maior número de pessoas possível.
Tudo começou com um projeto da prefeitura municipal de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, a princípio com o nome de orquestra de câmara e tinha a frente como diretor didático pedagógico o maestro Emanuel Coelho Maciel, que no início buscou 25 jovens bolsistas de comunidades menos favorecidas, esses aprendizes se dispuseram a aprender primeiramente instrumentos de cordas friccionadas como violino e violoncelo e só depois foram incluídos instrumentos de percussão e sopro a partir daí foi feito um trabalho que já teve destaque logo nos primeiros anos.
Durante as comemorações dos 141 anos de Teresina, ocorreu a primeira apresentação e assim a orquestra se tornou conhecida e rendeu vários projetos sempre com muito sucesso.
Após oito anos de criação, o maestro Aurélio Melo assumi a direção e regência da orquestra e para ampliar e reestruturar a orquestra, foi criada a Associação dos amigos da orquestra de câmara de Teresina que elaborou um projeto aprovado pelos correios, os recursos provenientes possibilitaram o pagamento dos músicos e a compra de novos instrumentos, com essa expansão passou-se a ser chamada por dois anos de orquestra filarmônica.
Em 2007 foi decretada a mudança de filarmônica para orquestra sinfônica, desde então foi convidada para inúmeras apresentações em datas e eventos importantes da nossa capital.
Com o maestro Aurélio Melo a frente da orquestra vários projetos foram criados como levar música clássica a todas as regiões de Teresina incluindo a zona rural, outra interessante empreitada foi a realização do “Rock Sinfônico” que trata-se da fusão do rock com a música erudita, o evento foi criado para homenagear o gênero mais popular do mundo e claro aproximar da música clássica o maior número de jovens, o sucesso foi tão grande que já esta na sua terceira edição, a união do erudito e o popular continuou com o espetáculo “Um preludio ao rei” em homenagem a Roberto Carlos e o mais importante de todos e o que rendeu mais frutos foi a “Cantata Gonzaguiana”. O maestro Aurélio criou novos arranjos para as músicas do rei do baião Luiz Gonzaga que é interpretado pelo humorista João Cláudio Moreno um grande e fã e um dos melhores imitadores de Luiz Gonzaga. O espetáculo alcançou um sucesso tão grande que já levou a orquestra a se apresentar em outros estados e à gravação de um DVD sobre essa verdadeira celebração da cultura nordestina com a música clássica.
A orquestra sinfônica de Teresina é motivo de orgulho e a nossa expectativa é que ela continue com projetos interessantes e levando emoção e música de qualidade a população piauiense.